UMA ESTÓRIA...

Em uma viagem de moto pelo país, me aconteceu algo curioso. Certo dia, enquanto passava por uma cidadezinha do interior, parei para me refrescar em um pequeno restaurante. Um senhor parou na calçada próximo a mim e começou a olha seriamente para minha Harley. Depois de alguns instante se aproximou de mim e disse:
- Eu me pergunto... Quantas pessoas poderiam ter sido alimentadas pelo dinheiro que o senhor desperdiçou nesta moto..
.

Prontamente Respondi:

- Eu não tenho certeza... Mas alimentou centenas de famílias em Milwaukee, Wisconsin, EUA. onde ficam as fábricas que a construíram, alimentou as pessoas que trabalham nas fábricas que fazem os pneus, as pessoas que fizeram os componentes que vão nela, o povo na mina de cobre que minerou o cobre para os fios, as pessoas em Decatur Il, na Caterpillar que fazem os caminhões que transportam o cobre minerado. As pessoas que trabalham na importadora que a trouxeram para o Brasil, a tripulação do navio que as transportou para cá, as pessoas da concessionária que me vendeu... Enfim... Muitas pessoas. 

Mas acho que realmente não sei numericamente quantas pessoas foram alimentadas.

Conclusão: Essa é a diferença entre o capitalismo e a mentalidade assistencialista. Ao comprar algo, você coloca dinheiro no bolso das pessoas e dá a elas a dignidade por suas habilidades.

Quando você dá a alguém algo em troco de nada, está roubando sua dignidade e autoestima.

Capitalismo é dar livremente o seu dinheiro em troca de algo de valor; Socialismo é ter seu dinheiro tomado contra sua vontade e receber à força algo que nunca pediu.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

MEUS POSTS DESTACADOS

Dica Cultural: Planeta Borboleta

10.09.2019

1/10
Please reload

MEUS POSTS RECENTES

Please reload

SIGA

  • Facebook Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

FICO SEMPRE CONTENTE

EM CONHECER MEUS LEITORES E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E IDÉIAS 

 

ME ESCREVA 

Teozeta Parente

© 2017 POR TEOZETA PARENTE.

CRIADO POR ALEX FREITAS