O que fazer quando seu voo é cancelado? Quais são seus direitos?

06.04.2018

 

Tente visualizar sua empolgação com aquela tão sonhada viagem de férias, ou ainda a tão sonhada lua de mel, ou quem sabe aquela viagem a negócios importantíssima, ou a viagem romântica que esperas há tanto tempo... Toda a preparação, todo o investimento, tudo planejado e feito religiosamente para que nada dê errado e ai, de repente, um certo funcionário da companhia aérea, em alto e bom som, comunica que algo deu errado... Seu VOO foi CANCELADO.

 

Neste momento a frustração toma conta, a preocupação com a hospedagem, os passeios já agendados, sua reunião com hora marcada, enfim, a realização do seu sonho começam a apertar no peito, você nem consegue ouvir direito o motivo do cancelamento: tempo ruim? Defeito técnico na aeronave? Que se dane, você quer é embarcar...

 

Cancelamento de voos é mais comum do que imaginamos! Somente no ano passado, pelos mais variados motivos (mau tempo, reparos não programados na aeronave, etc.) a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) registou mais de 72 mil voos cancelados. Neste post, não vamos nos prender as razões destes cancelamentos ou a estudos de casos, mas aos seus direitos como consumidor e o que pode e dever fazer para ser indenizado caso não tenha seus direitos respeitados.

 

Ninguém quer ter um voo cancelado, mas para os Turistandos de plantão esta é uma possibilidade real e com grandes chances de ocorrer. Com isto em mente, quando você for preparar a sua viagem, deve colocar em pauta a possibilidade de atraso prolongado ou cancelamento de voo. Vamos agora dar algumas dicas importantes que serão muito uteis caso passe pelo constrangimento de um atraso prolongado ou cancelamento do seu voo:

 

  1. Quando estiver preparando sua viagem coloque uma ou duas mudas de roupas na bagagem de mão. Esta dica é importante também para o caso de extravio de bagagem (Falaremos deste quesito em outro post).

  2. Quando for comprar as passagens, procure voos com conexões mais folgadas, permitindo que possas embarcar em um outro voo e, quem sabe, não perder seus horários.

  3. Para que possas ser indenizado em caso de cancelamento, é importante atentar para algumas dicas:

    1. Registre todos os momentos que envolvem o seu voo.

    2. Tire fotos do painel de embarque no aeroporto.

    3. Filme quando e como avisaram que o voo tinha sido cancelado.

    4. Filme e fotografe as respostas as suas solicitações e as de outros passageiros, bem como do auxílio oferecido pela empresa depois do cancelamento.

  4. Sabemos como é frustrante e a raiva que dá quando temos um voo cancelado, mas em todo o momento, tente manter a calma. Perder a calma, agredir física e verbalmente os funcionários da companhia aérea, quebrar bens públicos e particulares não são seus direitos de consumidor.

  5. A companhia aérea não tem o embarque como sua única responsabilidade, mas também a maneira como irá lidar com a situação de cancelamento. Por isso, é importante guardar o bilhete antigo, o novo e tudo que servir de registro para o acontecido.

  6. Lembre-se sempre de que não se trata apenas do cancelamento do voo. A indenização por voo cancelado inclui a série de problemas que isso pode causar à sua vida como um todo... Reunião perdida, as reservas de hotel, o dia de passeio turístico, isso tudo conta no valor da indenização.

  7. Por último, peça um requerimento da companhia aérea atestando o cancelamento. Você consegue isso no próprio balcão de atendimento da empresa.

 

O principal é entender que nós, Turistandos, temos direitos. E mesmo compreendendo que as forças da natureza e imprevistos as vezes acontecem, as companhias aéreas precisam se programar para lidar com a situação de maneira respeitosa, entendendo a responsabilidade ao oferecer o serviço de nos levar de um lugar para o outro no horário marcado e os direitos do consumidor envolvidos neste serviço.

 

No link abaixo estamos disponibilizando um PDF da ANAC com informações sobre Atraso e Cancelamento de Voo e Preterição de Embarque, bem como o site da ANAC com mais informações sobre o assunto. Seria importante a leitura deste material. Estamos preparando uma postagem que aconselho muito que você não perca, ela falará sobre EXTRAVIO DE BAGAGEM, OVERBOOKING e outros problemas comuns com Companhias Aéreas. Até o próximo post e Boa Viagem!

 

Links:

http://www.anac.gov.br/publicacoes/dicas_anac_atrasos_e_cancelamentos_web.pdf

http://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros/atrasos-cancelamento-e-pretericao-de-embarque

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

MEUS POSTS DESTACADOS

Dica Cultural: Planeta Borboleta

10.09.2019

1/10
Please reload

MEUS POSTS RECENTES

Please reload

SIGA

  • Facebook Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

FICO SEMPRE CONTENTE

EM CONHECER MEUS LEITORES E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E IDÉIAS 

 

ME ESCREVA 

Teozeta Parente

© 2017 POR TEOZETA PARENTE.

CRIADO POR ALEX FREITAS