top of page

Os 10+1 melhores aplicativos para quem pretende turistar sozinho, seja na cidade grande ou na nature


Salve! Salve! Turistandos deste meu mundão... Hoje vamos atender a mais um pedido de nossos leitores: O post de hoje traz 11 dicas de aplicativos para quem deseja ou é adepto de turistar sozinho, contudo, todas as dicas servem para qualquer categoria de turistandos: em dupla, casal, entre amigos, entre familiares, com seu bichinho de estimação... Enfim, se você gosta de turistar, essas dicas são para você. Entretanto, o post é dedicado aos que tem inspiração para encarar uma aventura sozinho e desfrutar do prazer de sua própria companhia. E, assim como tudo na vida, turistar sozinho tem um lado positivo e também tem um lado negativo.


Vamos começa pelo lado positivo... Turistar sozinho lhe permite uma maior liberdade para fazer o que se quer, quando se quer e onde se quer. Isso permite que você possa customizar e personalizar sua viagem 100% dentro dos seus gostos, necessidades e prazeres. Outra coisa bastante positiva é a maior probabilidade de se conhecer pessoas novas, nas mais variadas situações e oportunidades, que talvez não ocorreriam se estivesse acompanhado. E é claro, o mais importante, a alegria e o prazer de garantir um tempo para si mesmo, para cuidar do que naquele momento é sua prioridade – Você! Quem sabe, até mesmo solucionando “pendências” mal resolvidas dentro de si.


Bem, o outro lado desta moeda é o lado negativo. Uma delas é a necessidade de bancar tudo sozinho e não ter ninguém para dividir as despesas. Outra é passar por uma experiência inusitada, ver uma paisagem paradisíaca, sentir algo novo e olha para os lados e não ter ninguém para dividir o momento. Dependendo do local em que esteja turistando, pode ser até mesmo mais perigoso ir sozinho. Além disso, nos dias em que há mais cansaço ou até mesmo um mal-estar, não há ninguém para ajudar.


Agora a melhor notícia de todas... Vivemos no mundo da tecnologia, na era da mobilidade... Como diz o ditado reformulado: “Para cada problema existe um aplicativo que o solucione”. Para cada problema ou necessidade que possa surgir para quem deseja turistar sozinho, existe uma solução que cabe na palma da sua mão – Um aplicativo. Abaixo apresentamos uma lista com 11 aplicativos que julgamos serem de grande ajuda para quem deseja turistar, em especial para quem deseja turistar sozinho:


Destinos Urbanos – Quem turista em destinos urbanos, costumeiramente, gosta de aproveitar, e é claro fotografar, os monumentos históricos, saborear a culinária local em restaurantes e/ou bares. Algumas amam desvendar o comportamento e o estilo de vida das pessoas que moram naquele lugar. E quase todas curtem os hotéis e as compras, para manterem o conforto e se manterem atualizadas. Estes aplicativos serão de grande ajuda

Veja abaixo 5 desses aplicativos:


Yelp - É uma empresa multinacional com sede em São Francisco, Califórnia. A empresa conta com seu site e aplicativos voltados à avaliação de estabelecimentos comerciais. Para quem gosta de curtir restaurantes e bares, o Yelp traz o que há de melhor em alimentação quando viajar nas principais cidades do mundo. Com esse aplicativo é possível buscar os melhores locais de acordo com a avaliação das pessoas que já frequentaram. O aplicativo ainda disponibiliza fotos para facilitar na escolha.


Lonely Planet - Desde que os fundadores Tony e Maureen Wheeler juntaram seu primeiro guia depois de uma viagem épica pela Ásia, a Lonely Planet colocou os viajantes no centro de tudo que fazem, informando e inspirando-os com conteúdo confiável para impressão e digital de especialistas que visitam todos os destinos. Deste modo a Lonely Planet vem se tornando a maior distribuidora do mundo de guias de viagens. A empresa se destaca por ter pessoas que realmente entendem dos locais e buscam o que há de melhor em cada um deles, trazendo dicas conhecidas como também dicas diferenciadas que apenas os locais conhecem.


Badoo: O Badoo é uma rede social fundada em 2006 pelo empreendedor russo Andrey Andreev. Com empresa registrada no Chipre, o website é administrado a partir de sua sede em Londres, na região do Soho. Como aplicativo, o Badoo vem se tornando a maior rede de relacionamentos pessoais do planeta. E porque tanto sucesso? Bem, para turistandos que querem conhecer pessoas novas em um lugar onde se está sozinho, o aplicativo mostra pessoas de interesses parecidos por perto, usando a localização geográfica para conectar as que possuem gostos e interesses semelhantes e que podem proporcionar e compartilhar momentos e lembranças agradáveis ou quem sabe inesquecíveis. Mas um alerta: tenha cuidado se for marcar encontros com pessoas que conheceu nas redes sócias, procure locais movimentados para os primeiros encontros, tais como shoppings, bares e restaurantes.


Trivago - E um motor de busca e comparador de preço de hotéis e periféricos em geral, atualmente o maior do mundo. Tem se tornado uma das melhores opções quando o assunto é a escolha de hotéis, pois está totalmente focado nesse segmento. Para quem gosta de ficar bem hospedado e quer curtir ao máximo esse momento sozinho para descansar e recarregar as energias, escolher um hotel confortável, com comodidade e bom preço é essencial.


Streetography: O aplicativo oferece uma nova maneira de explorar o mundo a partir do seu celular, exibindo fotos dos lugares que você procura on-line ou do destino em que você está planejando sua próxima viagem. A interface ergonômica do aplicativo dá alguma importância ao local das imagens e sua estética. Esqueça os mapas com pregos fixados e muitas fotos. Aqui, países inteiros assumem a forma de um lindo mosaico de fotos. Como o próprio aplicativo nos diz em seu slogan: Com Streetography é como estar lá!


Destinos Naturais – Acreditamos que a maior preocupação de quem deseja, ama e/ou planeja turistar sozinho em meio a natureza seja a sua própria segurança e o seu bem-estar. Turistando que amam a natureza costumam ter um perfil mais desafiador, visto que gostam de estar em contato com a origem de nossa existência, amam descobrir novas paisagens, de preferência as ainda não tão conhecidas e de estar onde existem poucas pessoas. Com o avanço da tecnologia surgiram aplicativos que prometem ajudar os turistandos da natureza solucionando ou apresentando soluções para os possíveis problemas que venham a surgir. Aqui vão mais 5 aplicativos para os amantes da natureza:


The Outbound: É um aplicativo que ajuda a alimentar o espirito desafiador e explorador dos turistandos da natureza, ele promete ajudar a encontrar locais que estão mais escondidos. Para quem está viajando em destinos naturais é preciso sempre ir mais longe para entrar em contato com paisagens diferenciadas e que fazem a viagem valer ainda mais a pena. Com esse aplicativo dá para ir mais longe e entrar em contato com o que ainda não está no mapa dos pontos turísticos principais.


ME: Um dos problemas da tecnologia, em especial aplicativos, é a necessidade de conexão. Bem, o ME nada mais é do que um mapa que pode ser utilizado totalmente offline, garantindo a localização mesmo em locais mais remotos e sem acesso aos sistemas de comunicação. Para quem vai se desafiar dentro de paisagens rústicas é preciso garantir sempre o melhor caminho que vai garantir o máximo de proteção. Com esse aplicativo dá para traçar rotas, fazer downloads de direções e contar com uma localização precisa. Além de ter mapas, dá para ver a localização de bancos, lojas, transportes, locais de comida, atrações e outras coisas.


CoachSurfing: Este aplicativo funciona como uma ferramenta de emergência no caso de hospedagem. O CoachSurfing é uma forma de encontrar locais para ficar hospedado em caso de necessidade e de emergências. Dessa maneira, é possível encontrar um local alternativo para quando não se pode ou se quer gastar dinheiro e é preciso um local para ficar.


Tripoto: Este um aplicativo que deve ser usado desde o planejamento da viagem até o retorno, pois traz uma comunidade global de turistandos (viajantes), que trazem o máximo de dicas próprias, principalmente para locais mais rústicos, de difícil acesso e com poucas informações. Para quem quer planejar a aventura é fundamental entrar em contato com turistandos que já passarem por essa experiência e podem ensinar muita coisa para evitar problemas, além de trazer mais soluções.


Sit or Squat: Restroom Finder: Quem já não passou, em uma viagem, por uma das maiores necessidades humanas: banheiro. Exatamente amigos... Esta é a proposta do Sit or Squat, ser um aplicativo que dá acesso aos banheiros que estão disponíveis para viajantes. Esse aplicativo tem hoje quase 100 mil banheiros espalhados no mundo inteiro, assim como dá para usar o banheiro através de um pagamento que pode variar bastante dependendo da localização e conforto.


E para fechar com chave de ouro, em primeira mão, anunciamos um aplicativo que será muito útil aos turistandos de plantão. A FWA se prepara para lançar um guia de descontos que trará estabelecimentos de comercio e serviços em todo o mundo. Com ele o turistando poderá acessar promoções e descontos exclusivos em estabelecimentos como restaurantes, agências, lavanderias, hotéis, pousadas, lojas e muito mais. O lançamento está previsto ainda para este ano de 2018 e será primeiramente lançado para Portugal.


Bem amigos, como prometido, apresentamos 11 aplicativos para turistandos solos, e é claro acompanhados, que planejam destinos urbanos como naturais. Além desses há alguns outros mais básicos que é sempre importante ter no celular, tal como: Google Translate ou ITranslate Voice, prefiro este último, para traduzir em casos de dificuldades linguísticas, Instagram para tirar várias fotos e para filmar vários vídeos e compartilhar com os seguidores e, principalmente, o aplicativo de segurança Smart24x7 que é um aplicativo de segurança exclusivo que permite que uma pessoa com problemas não apenas se conecte com os entes queridos, mas também fornece assistência imediata com a ajuda de um centro de atendimento ao cliente operacional de 24 horas. Para saber mais sobre o Smart27x7 clique aqui: Link. Sim, e não podemos esquecer dos aplicativos de transporte como o UBER para facilitar o deslocamento.


Bom amigos, terminamos aqui. Prometo em breve trazer mais aplicativos interessantes para os turistandos deste mundão de meu Deus. Abraços e Boa Viagem!

bottom of page