UMA BAGAGEM DE MÃO “REDONDINHA”

14.06.2018

Não precisamos dizer que planejamento é tudo na hora de arrumar as malas para uma viagem, mas podemos afirmar que a organização deve ser triplicada quando o assunto é bagagem de mão. Não tem nada mais cansativo que enfrentar uma viagem longa sem os apetrechos necessários.

 

Imagine as horas de espera numa conexão e você descobre que não carregou o celular e, dependendo do lugar, não poder carregá-lo porque você não levou o adaptador de tomada; o voo atrasa e você vai dormir sem escovar os dentes porque você não montou uma necessaire pra levar na bolsa; passa frio no pé o voo inteiro porque você viajou com um sapato aberto e não lembrou que a classe econômica não distribui meias já faz algum tempo, grrrr! Todos nós já passamos por algumas destas situações! Errar faz parte da vida de todo turistando, pois é humano! E foi pensando nisso que nossa equipe planejou este post para nos ensinar a evitar estes erros e podermos ter uma viagem mais confortável e prazerosa. Então vamos lá... O que levar e o que não levar em sua bagagem de mão?!

 

O Que Levar (Está mais para “o que não pode faltar”)

 

1) Itens essenciais de higiene e saúde

 

Estes são itens que devem ir em uma necessaire: escova de dente, creme dental, fio dental; escova de cabelo; remédios de rotina* (nos referimos aos remédios para pressão, diabetes, entre outras doenças e todos prescritos pelo seu médico) e não esqueça o anticoncepcional; se você costuma enjoar em voos, ter dores de cabeça, sinusite entre outros problemas, relate para seu médico e peça que lhe receite os remédios* necessários e os leve com você; álcool gel* para higienização das mãos e uma embalagem pequena de soro fisiológico* que ajuda a diminuir o incomodo das narinas ressecadas durante o voo, sabonete tamanho mini ou um vidro pequeno com sabonete líquido*, absorventes; leve dois vidrinhos plásticos sendo um deles contendo o seu shampoo* e outro com seu condicionador*.

(*) estes itens listados com asterisco devem levar em consideração a seguinte informação:

 

  • Alguns países têm restrições relacionadas aos líquidos que podem ser levados a bordo. Para levar a bordo líquidos como aerossóis, perfumes, géis, licores, cremes, desodorantes em bastão, lápis labial ou pastas de dentes, é preciso que os produtos estejam em recipientes individuais com menos de 100 ml cada, acomodados em uma bolsa transparente de no máximo 1 litro de capacidade, que permita verificar seu conteúdo, e com sistema de abertura e fechamento.

  • O transporte de líquidos com mais de 100 (ml) é permitido apenas nos seguintes casos:

    • Remédios: recomendamos que você leve as receitas médicas que certifiquem a necessidade de uso durante sua viagem, considerando as horas de voo e conexões.

    • Alimentos infantis: sempre que você viajar com bebês ou crianças.

    • Alimentos dietéticos: para seu uso durante o voo e em quantidade condizente com o tempo de duração da viagem. Nesse caso, é possível que você precise demonstrar sua autenticidade.

 

2) Bugiganguete

 

Este será o nome de uma bolsinha, tipo nécessaire, onde você deverá colocar seu carregador de celular e/ou tablete e câmera; adaptador de tomada universal; fone de ouvido; Power Bank (aconselhamos que você adquira um, são muito úteis); headphone; o famoso “pau de selfies” para quem gosta de usar. Esta bolsinha deverá seguir as mesmas regras apresentadas acima.

 

3) Itens indispensáveis de beleza

 

Estes itens aconselhamos serem transportados na nécessaire dos produtos de saúde e higiene: maquiagem básica (pelo menos uma base, um blush e um batom); removedor de make; lenço umedecido; óleo de cabelo, hidratante labial e creme pra passar na mão é interessante e útil levar, mas devem seguir as regras expostas acima.

 

4) Travesseiro de pescoço

 

Este realmente é um investimento essencial na vida de todo turistando. Recomendamos uma da FOM, em especial a que tem capuz embutido... Perfeita! Custa, hoje, R$ 209,90 no site da empresa. Ela pode ser pendurada na alça da bolsa, da mala ou da mochila sem ocupa espaço.

 

5) Meias e um sapato confortável

 

As meias nós consideramos fundamentais! Leve uns dois ou três pares extras, confortáveis e macias. Quanto ao sapato, bem, algumas pessoas gostam de ir muito bem arrumadas, contudo, devemos lembrar que viagens de longa duração por si só são cansativas, então busque o mais confortável possível, ficando a escolha a seu critério. Se sobra espaço na mala de mão, leve um chinelinho pra andar dentro no avião. Algumas pessoas costumam retirar os sapatos e andar, no avião, apenas de meias, mas acreditamos que seria meio anti-higiênico entrar no banheiro sem um calçado.

 

6) Alimentos

 

De uma maneira geral, todos os alimentos e bebidas industrializados podem viajar na bagagem de mão, desde que não ultrapassem os 100 ml permitidos. Neste caso, vale a pena passar numa loja de conveniência ou livraria pra comprar uns snacks, uma garrafa de água pequena e chiclete, que ajuda a despressurizar o ouvido no voo. Não dependa apenas da comida do avião, que além de ser bem mais cara que nas lojas de conveniência, as vezes não tem o que gostaríamos de comer. Se for levar sua garrafinha de água pessoal, esvazie-a antes de passar no raio x e peça para encher de novo no voo.

 

7) Casaco ou manta

 

Casaco é um item que nem precisaria ser citado, contudo, há quem esqueça. Uma manta ou cobertor leve é item necessário, principalmente para quem sente muito frio. Incluímos a manta ou cobertor pelo fato de que as mantas distribuídas no avião não são lavadas a cada viagem e sim semanalmente, por este motivo, seria interessante você investir num cobertorzinho pequeno pra levar na mala de mão. Gostaríamos de acrescentar aqui alguns itens que podem ser levados e que não são considerados como bagagem de mão:

  • O casaco, a manta ou cobertor, bengala, guarda-chuva, material de leitura, câmera fotográfica e/ou binóculo, muleta, prótese ortopédica, cadeirinha de bebê especial e aprovadas para avião, carrinho de bebê desmontável e cadeiras de rodas desmontável. Estes dois últimos, depois de o passageiro estar acomodado na aeronave, serão despachados e o passageiro poderá pegar de volta na saída da aeronave quando for desembarcar ao chegar a seu destino

 

8) Máscara pra dormir

Nosso direito como turistando termina quando começa o do passageiro do lado. Algumas pessoas tem o direito de assistir seus filmes (com fones é claro), ler um livro (que precisará da luz acessa), dentre outras distrações silenciosas. Mas se você é daqueles que não consegue dormir nem com a luz do led do seu ar condicionado acessa, sugerimos que invista em uma máscara para os olhos. Procure uma bem macia e confortável, vale a pena!

 

9) Documento, Dinheiro e Joias

 

Mantenha uma pasta flexível, mas resistente com seus documentos importantes, de preferência com o tamanho de meia folha A4. Itens de valor, joias, dinheiro, passagens e reservas devem viajar junto a você. Aconselhamos manter esta pasta separada dentro da mala de mão. Uma dica importante: tenha uma cópia digitalizada de seus documentos em seu celular, bem como digitalizações das passagens e reservas. Lembrando que os eletrônicos são considerados itens de valor e devem ir na mala de mão (celular, computador, ipad, câmera, Game portátil, dentre outros.

 

10) Entretenimento

 

O entretenimento dos voos melhorou muito nos últimos anos, a maioria das empresas mentem softwares para acesso a músicas filmes e séries em pleno voo. O chato é que as vezes a programação não agrada, então, baixe suas músicas, filmes e séries no notebook e/ou celular e divirta-se. Ler um livro também é uma ótima opção, o tempo passa mais rápido e o voo fica mais interessante e agradável. Passar numa revistaria para comprar a última edição da sua revista predileta também está valendo. Fora do voo a dica é curtir a paisagem, pessoas, cheiros e sabores do seu destino de viagem.

 

11) Muda de roupas extra

 

Por que uma muda extra de roupas? Bem, bagagem extraviada, atraso do voo, atraso na conexão, deixar cair café, catchup, mostarda, molho ou outra guloseima na roupa, dentre outros probleminhas que te obriguem a trocar sua vestimenta.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

MEUS POSTS DESTACADOS

Dica Cultural: Planeta Borboleta

10.09.2019

1/10
Please reload

MEUS POSTS RECENTES

Please reload

SIGA

  • Facebook Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

FICO SEMPRE CONTENTE

EM CONHECER MEUS LEITORES E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E IDÉIAS 

 

ME ESCREVA 

Teozeta Parente

© 2017 POR TEOZETA PARENTE.

CRIADO POR ALEX FREITAS