SÉRIE - 10 Dicas essenciais para TURISTANDOS – Episódio 1: VIAGEM DE CARRO

 

 

Salve! Salve! Turistandos plantonistas... Neste momento de nosso retorno as atividades do Blog elaboramos uma serie intitulada: “10 Dicas Essenciais para Turistandos” e nela queremos, a cada episódio, trazer informações uteis e práticas para, seja de avião, barco, carro, como mochileiro, enfim, tornar a sua viagem um momento inesquecível. Para o tema do primeiro episódio, recebemos de nossos amigos do Grupo Casa um material muito legal, com excelentes informações e que iremos compartilhar a partir de agora...

 

Viajar de carro é uma experiência magnífica e cheias de surpresas: a liberdade de paradas para experimentar um petisco em um restaurante que não estava no mapa, um desvio cultural de rota para curtir algo que não estava na programação, ou quem sabe, uma paradinha para uma selfies básica em um pôr do sol incrível... Mas o que fazer para evitar as surpresas desagradáveis? Quais os cuidados que devemos ter ao viajar de carro?

 

Tudo começa antes do Checklist - no Planejamento. Todos os detalhes são importantes e necessários para quem quer curtir a viagem, transformando o máximo de imprevistos em acontecimentos previstos com uma solução a mão...  E foi justamente pensando nisso que reunimos as 10 principais dicas para uma viagem de carro tranquila:

 

1 - O CARRO: Antes mesmo de decidir sobre a viagem é importantíssimo saber qual é o estado do automóvel.  Uma manutenção preventiva é vital e deve ser levada muito a sério, sem negligenciar nenhum detalhe, pois assim se evita colocar a vida de todos em risco. Lembrem-se: a checagem não pode se resumir a uma simples troca de óleo e calibragem dos pneus. Motor, bateria, cintos, faróis, freios, suspensão, enfim, uma checagem completa. A título de sugestão: Existem no mercado dispositivos que ajudam nesta checagem. É o caso do Engie, um dispositivo que mostra se há problemas no motor, na bateria, na eficiência do combustível ou outros tipos de falhas. Além disso, ajuda a encontrar oficinas mecânicas próximas pelo aplicativo para celular – um item importante para quem viaja e não conhece os mecânicos da rota ou cidades visitadas. O Engie é vendido pelo site https://engieapp.com/pt e o App está disponível para download nas versões Android e IOS.

 

2 - A SAÚDE: Quer você tenha um problema de saúde que inspire cuidados (Diabetes, Hipertensão...), quer seja super saudável, um Kit de Primeiros socorros e remédios é item indispensável no porta luvas do carro. Contudo, seria bom dar uma passadinha no seu médico para fazer uma checagem antes da viagem. É claro que o kit irá variar de acordo com as condições e o clima. Para quem faz uso regular de algum medicamento, o ideal é levar uma quantidade de medicamentos que possa cobrir um pouco além do tempo de viagem, não esquecendo de levar as receitas destes remédios. Visto que todos estamos sujeitos a imprevistos, vamos sugerir, a título de exemplo, dois Kits, um básico e um completo, contudo, voltamos a insistir na consulta antes da viagem, solicitando a seu médico uma lista do que levar em seu Kit de Primeiros Socorros e Remédios. Vale ressaltar que boas noites de sono são essenciais para a manutenção da saúde e segurança de todos no veículo, principalmente para o Turistando Motorista.

 

           º Kit básico: No caso de viajar para uma área com farmácias e produtos de fácil acesso, o kit pode ser mais simples, como um bom protetor solar, repelente de insetos, termômetro, antitérmicos, analgésicos simples, etc. (Converse com seu médico).

 

       º Kit completo: Se a viagem for para áreas mais remotas, é necessário consultar o seu médico para indicação de produtos necessários, como antibióticos, repositor de flora intestinal, antialérgico, laxante ou comprimidos de purificação de água, etc. 

 

3 - HIGIENE NA ESTRADA: Carregue uma bolsa, em local de fácil acesso, com alguns itens de higiene, tais como, papel higiênico, sabonete, álcool gel, absorventes íntimos, entre outros que achar importante. Em uma viagem de carro, podemos passar por muitas experiências, mas nunca sabemos se irá faltar algum desses itens em uma parada, não é mesmo? Melhor prevenir do que remediar.

 

4 - A ESTRADA: Neste quesito existem dois itens fundamentais no seu planejamento - Pedágios e Combustível. Para não ser pego de surpresa, o turistando deve saber, de antemão, o quanto irá gastar com pedágios, lembrando que nem todas aceitam cartão e só recebem o pagamento em espécie. Se não tiver dinheiro suficiente, algumas concessionárias emitem boleto para pagamento no banco ou aplicam até multa. Para que isso não ocorra, recomendamos checar o site Tarifas de Pedágio (https://www.tarifasdepedagios.com.br/tarifas/). O site é completo, pois traça a rota, indica a quantidade de pedágios e os valores a serem pagos, divide o valor pela quantidade de pessoas no carro, mostra a duração e a quilometragem da viagem, além de dar uma estimativa de quanto combustível vai precisar. Não esqueça: Mantenha o tanque sempre cheio, pois o próximo posto de gasolina pode estar bem longe, sem falar que, uma parada por pane seca, gera multa e perda de pontos na carteira.

 

5 - LEIS DE TRÂNSITO: Se o Turistando pretende atravessar fronteiras internacionais, seria importante verificar as leis de trânsito de cada país, para saber o que pode e o que não pode ser feito quando o assunto é direção. As regras podem ser até semelhantes, mas isso não quer dizer que são iguais, até porque ninguém quer ser parado por um policial em outro país, não é verdade? Não se esqueça de carregar os seus documentos - sendo essenciais a habilitação e os documentos do carro. Se você for para outro país, é importante atentar aos documentos necessários para dirigir por lá, além da necessidade da carteira de habilitação internacional. O ideal é sempre ter em mãos dinheiro, pois existem estradas com pedágios e em outros países pode ser necessário também. Não confie em levar apenas o cartão de crédito, ok?

 

6 - EMERGÊNCIAS: Será de grande ajuda preparar um caderninho de anotações (além do celular) com os números de pessoas e contatos que possam ser acionados em uma emergência, números básicos de emergência como polícia, bombeiro, ambulância e hospitais (pesquise os números de hospitais das localidades e cidades por onde vai passar), contatos do seguro do automóvel, que em caso de acidentes pode dar suporte até mesmo com o transporte de volta e Plano de saúde (se for o caso). Além disso, mantenha na carteira, de forma bem visível, anotações sobre o seu tipo sanguíneo e se é alérgico a algum remédio, se faz uso de medicação regular, problemas de saúde, além do número de pessoas que possam ser contatadas (familiares e amigos). Esses dados podem lhe ajudar em caso de emergências.

 

7 - ALIMENTAÇÃO: Mesmo em uma viagem, é essencial manter a alimentação saudável, contudo, isso nem sempre é possível, principalmente quando o assunto são as “lanchonetes” da estrada, não é mesmo? Nossa dica aqui é que o Turistando leve uma bolsa térmica com algumas porções de lanche, sucos e água, não esquecendo de realizar algumas pausas para comer algo mais substancial (e abastecer a bolsa térmica) a cada, pelo menos, três horas. Nestas paradas, evite comer frituras e gorduras, além da maionese que pode causar intoxicação alimentar por sua rápida deterioração e estragar toda a sua viagem. Se você é o motorista, não se esqueça: a viagem pode ser cansativa e tediosa na estrada, deixando o sono tomar conta, então, outra dica para dirigir longas distâncias é tomar café de tempos em tempos.

 

8 - PAUSAS REGULARES: Mesmo levando o item 2 (Saúde) a sério e dormindo bem nas paradas da noite, você deve lembrar que corpo não é de ferro, principalmente o motorista: É precisa descansar, mesmo que tenha dormido bem na noite anterior. Manter-se preso à mesma atividade durante muito tempo diminui muito a atenção, por isso faça pausas regulares. De tempos em tempos, pare e aproveite para curtir a vista ao seu redor, ir ao banheiro, fazer selfies ou tomar aquele cafezinho e fazer um lanchinho. É importante também fazer alongamentos, pois o corpo parado na mesma posição pode causar distensões e dores musculares.

 

9 - O CAMINHO: Vivemos em um mundo que cheira, respira e se alimenta de tecnologia. E quando falamos em viagem, um item que vem a mente é o GPS, Mas cuidado! A atualização dos GPS pode deixar muitos na mão, pois existem estradas mudando de sentido o tempo inteiro e, apesar de a tecnologia ser maravilhosa e nos ajudar em muitas situações, ela não é perfeita. Planeje a viagem vendo mapas dos locais por onde vai passar, se possível, baixe-os em PDF e salve em seu celular e/ou tablet. Sem falar que nunca “sai de moda” aquele velho conselho: pergunte sempre que estiver perdido. Nada de orgulho e de insistir que não está perdido, ok?

 

10 - CRIANÇAS: Estamos elaborando um post exclusivo para os pequenos presentes de nossas vidas. Contudo, vale aqui alguns pequenos conselhos. Se estiver viajando com crianças, redobre a atenção, as paradas, a alimentação e o consumo de água. Obrigatoriamente passe no médico antes da viagem e monte um kit de Primeiros Socorros exclusivo para elas. Leve artigos com os quais elas possam se distrair durante o trajeto (Vale jogos e revistinhas), pois a desconcentração do motorista pode causar acidentes também. Além disso, a viagem para elas é muito mais cansativa e entediante.

 

Prepare-se para imprevistos. Mantenha-se sempre paciente, pois imprevistos acontecem. Para algumas coisas você pode se prevenir, por exemplo, evitando horários de rush da cidade e caminhos mais turbulentos. Evite parar em lugares desertos e/ou suspeitos, principalmente durante a noite.

 

Nós do Turistando nos esforçamos para validar todas as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém não nos responsabilizamos por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das informações e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, bem como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao turistando de plantão validar antecipadamente qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem. Até o próximo post e Boa Viagem!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

MEUS POSTS DESTACADOS

Dica Cultural: Planeta Borboleta

10.09.2019

1/10
Please reload

MEUS POSTS RECENTES

Please reload

SIGA

  • Facebook Long Shadow
  • Google+ Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

FICO SEMPRE CONTENTE

EM CONHECER MEUS LEITORES E COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E IDÉIAS 

 

ME ESCREVA 

Teozeta Parente

© 2017 POR TEOZETA PARENTE.

CRIADO POR ALEX FREITAS