Negócio Próprio: quais as vantagens e as desvantagens?


Observamos que neste momento de pandemia, a população ficou dividida. Alguns acreditam que trabalhar por conta de outros (empregado) dá mais segurança, outros, por sua vez, acreditam que este período apresentou inúmeras oportunidades de se iniciar um projeto, de se ter uma empresa. Mas é exatamente para estes dois públicos que estamos escrevendo.


Dizemos isso porque, ter um negócio próprio é, cada vez mais, uma alternativa ao trabalho por conta de outros, uma excelente opção para desempregados ou simplesmente para empreendedores que desejam concretizar os seus sonhos.


No entanto, pode não ser a melhor opção para todos os profissionais, antes de enveredar por este caminho, conheça as principais vantagens e desvantagens de ter um negócio próprio.

Vantagens de ter um Negócio Próprio


1. Autonomia - Ter um negócio próprio permite organizar as tarefas e a execução das mesmas de acordo as suas preferências, disponibilidade e ritmo de trabalho.

2. Gestão de Tempo - Trabalhar por conta própria permite gerir horários de uma forma flexível, escolhendo os melhores momentos para desenvolver o trabalho, marcar reuniões ou visitar clientes.

3. Local de Trabalho - Ter um negócio próprio permite trabalhar a partir de casa, no escritório, nas instalações dos clientes, etc.

4. Equipa de Trabalho - Ao criar o seu próprio negócio é possível escolher os elementos da sua equipa de trabalho e garantir, desta forma, que tem as pessoas certas ao seu redor.

5. Investimento em atividades preferidas - Possibilidade de fazer o que se gosta em termos profissionais é uma grande vantagem de ter um negócio próprio.


Desvantagens de ter um Negócio Próprio


1. Maior Responsabilidade - Todas as decisões vão recair sobre o ombros do empreendedor, por isso, deverá prestar atenção a todos os detalhes do negócio ao mesmo tempo em que gere clientes, fornecedores, colaboradores e outros possíveis contatos profissionais. Isto pode implicar trabalhar fora de horas e mais horas do que o normal no trabalho como empregado.

2. Investimento - Iniciar um negócio implica investir física e financeiramente, sempre com o risco de o negócio não crescer como previsto. As receitas poderão demorar a entrar e até poderá ser necessário mais investimento ao longo do tempo.

3. Burocracia - Criar e estruturar um negócio próprio acarreta procedimentos burocráticos, desde o registo da empresa até às obrigações administrativas e fiscais que devem ser cumpridas mensalmente.

4. Incerteza - Os rendimentos de um negócio próprio podem ser inconstantes, por isso, no início, poderá ser difícil ter um vencimento adequado ou balancear todas as despesas. Também é importante estabelecer um fundo de reserva para ir de encontro às necessidades da empresa.

Como Criar o Próprio Negócio


Existem muitas formas de ter o seu próprio negócio: pode trabalhar como freelancer, ser empresário em nome individual (MEI no Brasil) ou abrir a sua própria empresa. Independentemente do modelo que pretende seguir, analise o mercado e a concorrência. Avalie a necessidade do que pretende fazer e verifique se possui todos os recursos (humanos e financeiros) para criar o seu próprio negócio.


Se trabalhar como freelancer vai ter liberdade de horários e possibilidade de escolha de projetos, mas os rendimentos poderão não ser certos no final do mês e as regalias sociais são inferiores ao trabalho como empregado.


Caso opte por ser empresário em nome individual (MEI no Brasil), pode deduzir despesas com a atividade profissional e estar isento de IVA (MEI’s no Brasil pagam apenas uma pequena taxa mensalmente), no entanto responde, de forma ilimitada, pelas dívidas contraídas durante o exercício da atividade.


Ao criar a sua própria empresa, separa por completo a sua vida profissional da empresarial, mas está sujeito a uma carga fiscal mais elevada. O Café com Pimenta pode te ajudar na escolha do tipo de empresa que pretende e crie uma empresa de forma prática e personalizada.


Dicas de Marketing Digital


O Café com Pimenta está preparando um material para te ajudar com o marketing digital, seja você empresário, empregado, freelancer ou apenas curioso. Estaremos também lançando um material exclusivo de marketing digital para freelancer. Tudo gratuito!

MEUS POSTS DESTACADOS

MEUS POSTS RECENTES